sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DIFERENÇA ENTRE CAMIONETA E CAMINHONETE

Camioneta - Caminhonete -

Texto extraido do site:
http://rumoaprf.blogspot.com/2009/04/camioneta-caminhonete-utilitario.html. Acesso em 05/10/2010


O termo ¨CAMIONETA¨ no código de trânsito brasileiro é um termo técnico. Na prática, pouca gente sabe a diferença.

O primeiro problema surge no conceito de "Camioneta". Na legislação anterior "Camioneta" e "Caminhonete" eram sinônimos, e eram veículos de carga com capacidade de carga de 1,5 t, ou seja , a carga poderia ter até 1,5 t e o que fosse superior a isso seria "Caminhão". O CTB diferencia "Camioneta" de "Caminhonete", sendo que no primeiro passageiros e carga ocupam o mesmo compartimento e o segundo é para transporte de carga com peso bruto total (peso do veículo mais o da carga) de até 3,5t. Os 110Km/h são apenas para automóveis e "camionetas". "Caminhonetes" enquadram-se nos "demais veículos", portanto, 80 Km/h. Assim uma pessoa que tenha uma Ford Explorer, ou uma GM Blazer tem uma "camioneta" (110Km/h), enquanto quem tem uma Ford F250 ou GM Silverado tem uma "caminhonete" (80 Km/h).

Esses termos técnicos têm gerado muita polêmica, principalmente na aplicação das multas por excesso de velocidade, pois quem tem uma GM S10 normalmente está limitado pela sinalização a transitar a apenas 80Km/h nas rodovias, no entanto quem tem uma GM Blazer, veículo do mesmo porte, com a diferença que esta tem a cabine fechada em toda a extensão da carroceria, poderá transitar até o limite de 110 km/h nas mesmas situações.

Na página do Detran do Mato Grosso, a exemplificação dos veículos que podem ser conduzidos com o condutor habilitado na categoria ¨B¨ serve para corroborar essa divisão: Categoria B , condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda oito lugares, excluído o do motorista.
Exemplo: veículo de passeio, Towner, caminhonetes até 3.500kg (Fiorino, F100, Pampa, Chevy, S10), ¨camioneta¨ (Parati, Blazer, Kombi).


















E o que viriam a ser os utilitários, que dividem a espécie de veículos mistos com as camionetas?

Os utilitários são veículos fabricados a partir de chassis de caminhonetes. É um tipo de veículo que combina bom espaço interno para passageiros com a versatilidade de carga de uma pickup. Caracteristicamente, são veículos de porte avantajado, e como diz o código de trânsito em seu anexo I, é um ¨veículo misto caracterizado pela versatilidade do seu uso, inclusive fora de estrada¨.

Nos estados unidos eles são conhecidos como SUV, que quer dizer em inglês ¨Sport Utility Vehicles". Esse tipo de veículo pode vir na configuração fechada, igual às camionetas, e na versão com cabine e carroceria de carga, similar às caminhonetes. A diferença principal é que o veículo utilitária tem a versatilidade de andar fora das estradas, nas condições mais rigorosas possíveis, e as caminhonetes e camionetas não foram projetadas para essas situações.

Como diz o nobre comentarista de futebol, Arnaldo César Coelho:

¨A regra é clara¨.

25 comentários:

  1. Na verdade não é bem isso.
    Fiat estrada, ford currier, montana são camionetas.
    Camionetas são derivada de automóveis.
    E carga e passageiros não ocupam o mesmo lugar.
    Caminhonete é considerado veiculos leve desde que nao ultrapasse 3.5oo Kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você escreveu besteira. Não é nada disso. Não levemos em consideração nada do que você postou, para não confundir as coisas.
      Camioneta= passageiro e carga no mesmo compartimento. Ex.: GM/Blazer.
      Caminhonete = passageiro só na cabine. Ex: Fiat/Strada, VW/Saveiro, GM/Montana.

      Excluir
    2. Entendi isso quando deram o exemplo da Kombi. O mesmo espaço serve para carga e passageiros, só retirar ou colocar os bancos. Vans em geral.

      Excluir
    3. Este assunto é muito polêmico. Pois misto significa carregar passageiro e carga. Caminhonete até dois passageiro exceto o motorista. Agora caminhoneta significa a partir de 4 passageiros, porém a maioria interpletão com carga no mesmo compartimento. Porém existe S10 cabine dupla 97 que no documento vem descrito caminhoneta/misto/ não aplic. Tem que observar a resolução da CNT em 1997...

      Excluir
    4. Este assunto é muito polêmico. Pois misto significa carregar passageiro e carga. Caminhonete até dois passageiro exceto o motorista. Agora caminhoneta significa a partir de 4 passageiros, porém a maioria interpretam com carga no mesmo compartimento. Porém existe S10 cabine dupla 97 que no documento vem descrito caminhoneta/misto/ não aplic. Tem que observar a resolução da CNT em 1997...

      Excluir
  2. Quando estudei tirei minha aprendi que camioneta e caminhonete eram palavras sinõnimas.
    ano passado errei uma pergunta no concurso por causa dessa mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogélio Quadros Florindo, vc tem razão; Camionete e Caminhonete são mesmo palavras sinônimas. (segundo pesquisa)
      O que está escrito acima é termo técnico do código de trânsito. (Está escrito no início)

      Excluir
  3. camioneta - transporta carga e passageiro no mesmo compartimento e não é derivado de nenhum outro veículo.ex:
    tucson, Dublo, Captiva
    caminhonete - carga separada do passageiro ou derivado de outro veículo.Ex: Hilux SRV, Hiluxsw4,

    ResponderExcluir
  4. tudo bem as definições estão ai,e qdo uma camioneta como é o caso do fiat doblo traz no documento automóvel,como sanar essa dúvida

    ResponderExcluir
  5. Eis o que diz no Codigo Brasileiro de Trânsito
    ANEXO I do CTB
    • CAMINHONETE - veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas.
    • CAMIONETA - veículo misto destinado ao transporte de passageiros e carga no mesmo compartimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Gil Viana está absolutamente correto na sua colocação. Podem ler nas definições na Lei 9.503 de 23/09/1997 (acessado em 14/05/2017), que regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro.
      Infelizmente, não podemos seguir, nem pelo dicionário, onde se diz que os termos são sinônimos, nem pelos manuais dos veículos. Também convém salientar que nas definições não estão explícitos se as pessoas (condutor e passageiros) estão separados. Estão exatamente como o Gil Viana escreveu. Só nos resta torcer para que as "interpretações" dos fiscais e dos policiais rodoviários coincidam ao menos com o da referida Lei...

      Excluir
    2. Acrescentando: se observarmos a definição da CAMIONETA, ai o bicho pega. Como diz mais abaixo a Jucinei Matuchaki, a gente começa ficar em dúvida. Afinal, do que se trata este veículo denominado CAMIONETA ? Qual o limite de peso? Um ônibus ou uma perua Kombi poderiam ser CAMIONETAS ? O melhor, é providenciarmos uma bola de cristal, e um saco de paciência, porque entender esse povo, não é fácil...

      Excluir
  6. minha Tucson vem escrito caminhoneta no documento

    ResponderExcluir
  7. Todos falaram em 3,5 toneladas, esse seria o peso do veículos com carga, ou sem a carga???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peso total. Carga e veículo. Até 3,5 toneladas categoria B. Acima disso, categoria C.

      Excluir
  8. PBT = TARA + LOTAÇÃO
    PBT É O VEICULO CARREGADO
    TARA É O VEÍCULO VAZIO
    LOTAÇÃO É A CARGA, PODE SER PESSOAS OU NÃO

    ResponderExcluir
  9. PBT = TARA + LOTAÇÃO
    PBT É O VEICULO CARREGADO
    TARA É O VEÍCULO VAZIO
    LOTAÇÃO É A CARGA, PODE SER PESSOAS OU NÃO

    ResponderExcluir
  10. Então levamos para fins de trânsito o que diz no CTB e o resto é só questão de linguagem...

    ResponderExcluir
  11. oiu boa noite gostaria de tirar uma duvida ,eu tenho uma kombi pick up ano 87 e no documento esta escrito camioneta mista nao aplicavel, isso esta me causando um trastorno poque nao consigo fazer a vistoria do gnv , tem como alguem me informar o que devo fazer ela esta vistoriada em meu noe 2016.

    ResponderExcluir
  12. O CONTRAN é a prova cabal de incompetência total, são pessoas não qualificadas para o trânsito, a prova disso são as leis que criam. Só apsurdos.

    ResponderExcluir
  13. A diferenca nao esta relacionada a carga,e sim ao numero de lugares!a caminhonte nao excede os 3 lugares por isso entra como veiculo de carga!ja a camioneta independente se e toda fechada ou com carroceria excede o numero de 3 lugares!nao confunda cargas com bagagens!

    ResponderExcluir
  14. Meu carro é uma doblo tem 06 lugares está escrita no documento AUTOMÓVEL Não estou conseguindo colocar no DETRAN como escolar . Eles dizem que só poderia ser transporte escolar se tivesse escrito CAMIONETA !? O que devo fazer!?

    ResponderExcluir
  15. Que merda hein tenho um fiorino carroceria aberta do tipo no documento escrito camioneta a 2 anos venho tentando resolver isso é ninguém nenhum despachante consegue resolver isso . Alguém aí sabe como resolver

    ResponderExcluir