sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DIFERENÇA ENTRE CAMIONETA E CAMINHONETE

Camioneta - Caminhonete -

Texto extraido do site:
http://rumoaprf.blogspot.com/2009/04/camioneta-caminhonete-utilitario.html. Acesso em 05/10/2010


O termo ¨CAMIONETA¨ no código de trânsito brasileiro é um termo técnico. Na prática, pouca gente sabe a diferença.

O primeiro problema surge no conceito de "Camioneta". Na legislação anterior "Camioneta" e "Caminhonete" eram sinônimos, e eram veículos de carga com capacidade de carga de 1,5 t, ou seja , a carga poderia ter até 1,5 t e o que fosse superior a isso seria "Caminhão". O CTB diferencia "Camioneta" de "Caminhonete", sendo que no primeiro passageiros e carga ocupam o mesmo compartimento e o segundo é para transporte de carga com peso bruto total (peso do veículo mais o da carga) de até 3,5t. Os 110Km/h são apenas para automóveis e "camionetas". "Caminhonetes" enquadram-se nos "demais veículos", portanto, 80 Km/h. Assim uma pessoa que tenha uma Ford Explorer, ou uma GM Blazer tem uma "camioneta" (110Km/h), enquanto quem tem uma Ford F250 ou GM Silverado tem uma "caminhonete" (80 Km/h).

Esses termos técnicos têm gerado muita polêmica, principalmente na aplicação das multas por excesso de velocidade, pois quem tem uma GM S10 normalmente está limitado pela sinalização a transitar a apenas 80Km/h nas rodovias, no entanto quem tem uma GM Blazer, veículo do mesmo porte, com a diferença que esta tem a cabine fechada em toda a extensão da carroceria, poderá transitar até o limite de 110 km/h nas mesmas situações.

Na página do Detran do Mato Grosso, a exemplificação dos veículos que podem ser conduzidos com o condutor habilitado na categoria ¨B¨ serve para corroborar essa divisão: Categoria B , condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda oito lugares, excluído o do motorista.
Exemplo: veículo de passeio, Towner, caminhonetes até 3.500kg (Fiorino, F100, Pampa, Chevy, S10), ¨camioneta¨ (Parati, Blazer, Kombi).


















E o que viriam a ser os utilitários, que dividem a espécie de veículos mistos com as camionetas?

Os utilitários são veículos fabricados a partir de chassis de caminhonetes. É um tipo de veículo que combina bom espaço interno para passageiros com a versatilidade de carga de uma pickup. Caracteristicamente, são veículos de porte avantajado, e como diz o código de trânsito em seu anexo I, é um ¨veículo misto caracterizado pela versatilidade do seu uso, inclusive fora de estrada¨.

Nos estados unidos eles são conhecidos como SUV, que quer dizer em inglês ¨Sport Utility Vehicles". Esse tipo de veículo pode vir na configuração fechada, igual às camionetas, e na versão com cabine e carroceria de carga, similar às caminhonetes. A diferença principal é que o veículo utilitária tem a versatilidade de andar fora das estradas, nas condições mais rigorosas possíveis, e as caminhonetes e camionetas não foram projetadas para essas situações.

Como diz o nobre comentarista de futebol, Arnaldo César Coelho:

¨A regra é clara¨.

7 comentários:

  1. Na verdade não é bem isso.
    Fiat estrada, ford currier, montana são camionetas.
    Camionetas são derivada de automóveis.
    E carga e passageiros não ocupam o mesmo lugar.
    Caminhonete é considerado veiculos leve desde que nao ultrapasse 3.5oo Kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você escreveu besteira. Não é nada disso. Não levemos em consideração nada do que você postou, para não confundir as coisas.
      Camioneta= passageiro e carga no mesmo compartimento. Ex.: GM/Blazer.
      Caminhonete = passageiro só na cabine. Ex: Fiat/Strada, VW/Saveiro, GM/Montana.

      Excluir
  2. Quando estudei tirei minha aprendi que camioneta e caminhonete eram palavras sinõnimas.
    ano passado errei uma pergunta no concurso por causa dessa mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogélio Quadros Florindo, vc tem razão; Camionete e Caminhonete são mesmo palavras sinônimas. (segundo pesquisa)
      O que está escrito acima é termo técnico do código de trânsito. (Está escrito no início)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. camioneta - transporta carga e passageiro no mesmo compartimento e não é derivado de nenhum outro veículo.ex:
    tucson, Dublo, Captiva
    caminhonete - carga separada do passageiro ou derivado de outro veículo.Ex: Hilux SRV, Hiluxsw4,

    ResponderExcluir
  5. tudo bem as definições estão ai,e qdo uma camioneta como é o caso do fiat doblo traz no documento automóvel,como sanar essa dúvida

    ResponderExcluir